Notícias

undefined

Investimos na vossa segurança!

Plano de contingência COVID-19

04 de Maio de 2020

O nosso valor mais precioso, são os nossos clientes, os nossos colaboradores e fornecedores, por isso estamos empenhados em garantir as melhores condições para que todos estejam seguros nas nossas lojas e quando prestamos serviços nas residências dos clientes, procurando minimizar todos os riscos de contágio durante a pandemia do Covid-19. Respeitando as orientações da Direção-Geral de Saúde e das autoridades.

PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

Disposições Gerais

  • O presente plano é instrumento de autorregulação adicional ao cumprimento de normas e disposições vigentes, que tem por objetivo orientar a nossa atuação no sentido da adoção de medidas mais adequadas à segurança, proteção e saúde dos trabalhadores, clientes e fornecedores;
  • Este documento respeita e não dispensa as orientações da Direção Geral de Saúde e das autoridades;
  • Vamos cumprir todas as determinações da DGS de forma ativa, procurando adotar as medidas que dia-a-dia venham sendo atualizadas;
  • Vamos dar prioridade de atendimento aos profissionais de saúde, elementos das forças de segurança, proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de serviços de apoio social, a pessoas com deficiência ou incapacidade, a grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo até aos 2 anos;
  • Vamos manter, sempre que possível, a porta aberta para minimizar o contacto com a mesma e as respetivas maçanetas, e promover o arejamento natural dos espaços, se possível, ou estabelecer medidas eficazes de higienização das mesmas;
  • Vamos gerir os acessos de modo a evitar a concentração de pessoas à entrada do estabelecimento ou situações de espera no interior, garantindo sempre o distanciamento físico de pelo menos 2 metros;
  • Vamos interditar formas de cumprimento que envolvam o contacto físico;
  • Vamos afixar as regras de etiqueta respiratória em local visível pelos clientes, em Português e Inglês, divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, e incentivar os trabalhadores e os clientes para o respetivo cumprimento;
  • Vamos segregar, os circuitos das pessoas, utilizando portas separadas para a entrada e saída para evitar o cruzamento entre as pessoas. Se tal não for possível, vamos definir percursos de entrada e de saída, de modo a minimizar o cruzamento de circuitos; Vamos utilizar equipamentos de proteção individual deve seguir as Orientação 019/2020 da DGS “Utilização de Equipamentos de Proteção Individual";
  • Vamos informar, apresentar, disponibilizar o presente documento com orientações especificas e sobre as medidas de prevenção aos nossos trabalhadores.
  1. Atendimento ao cliente
  2. Entregas e visitas ao domicílio
  3. Higienização das lojas e produtos
  4. Receção de mercadorias
  5. Atendimento a fornecedores e comerciais
  6. Serviços suspensos durante a pandemia Covid-19
  7. Normas de segurança dos colaboradores

1. Atendimento ao cliente

  • On-line no nosso site em www.ilidiodamota.pt, nas nossas redes sociais de Facebook e Instagram, e por telefone 236 949 190;
  • Agende a sua visita às lojas físicas, usando os nossos contatos:
    - E-mail: info@ilidiodamota.pt
    - Telefone: 236 949 190
    - Canal da rede social Facebook: www.facebook.com/moveisilidiodamota
  • Prepare a sua visita, visitando previamente o nosso website em www.ilidiodamota.pt, e obtendo todas as informações através de e-mail, chat, mensagem ou telefonicamente;
  • Visite-nos em segurança, colocando a sua máscara. Se não tiver coloque uma que lhe oferecemos, e mantenha-a durante toda a visita. No final, leve-a consigo ou deposite no recipiente do lixo à saída.
  • À entrada desinfete as suas mãos com gel que disponibilizamos, e faça-o sempre que desejar e antes de tocar em produtos ou catálogos, nos dispensadores que estão distribuídos nas lojas.
  • Circule em segurança, mantendo a distância de 2 metros das outras pessoas, evite cruzar com outras pessoas e tenha em conta que só serão permitidas 5 pessoas por cada 100 metros quadrados de exposição;
  • Antes de testar o conforto dos nossos colchões, sofás e outros produtos, coloque a película de polietileno descartável, e no final coloque-a no recipiente do lixo;
  • Efetue pagamento por Multibanco, Visa, MB Way, Transferência Bancária, ou cheque, evite pagamentos em numerário. Asseguramos a desinfeção dos equipamentos ATM a cada utilização.

2. Entregas e visitas ao domicílio

  • Agendamos sempre a sua entrega previamente, através dos contatos facultados para o efeito;
  • Teremos um cuidado extra na desinfeção dos produtos, meios de transporte, ferramentas e utensílios;
  • Protegendo-nos, estamos a protegê-lo a si. Por isso, o nosso pessoal usará sempre máscara e cobre sapatos descartáveis dentro da sua residência;
  • Planearemos a entrega e montagem dos artigos, de forma que a nossa permanência física na sua casa seja reduzida apenas ao essencial. Para isso, é também importante que o cliente tenha o espaço desimpedido e nas condições necessárias para receber os artigos;
  • Tanto quanto possível pedimos também que o cliente mantenha as divisões arejadas, para uma boa circulação do ar;
  • Respeitaremos a distância de segurança com o nosso cliente;
  • O cliente deve procurar efetuar o pagamento por Multibanco, MB WAY, Transferência Bancária, ou cheque. Evite pagamentos em numerário. Asseguramos a desinfeção dos equipamentos ATM a cada utilização;
  • Vamos desinfetar os veículos ao serviço da empresa, designadamente para entrega de mercadorias ou prestação de serviços, após cada utilização;
  • Caso a residência do cliente seja habitada por alguém com a doença do Covid-19, ou tenha tido recentemente, ou haja suspeitas da mesma, deve o cliente informar-nos e procurar adiar a entrega.

3. Higienização das lojas e produtos

  • Reforçaremos os cuidados na limpeza, com novas rotinas de desinfeção dos principais pontos de contato das lojas, superfícies e produtos;
  • Utilizamos produtos de acordo com as recomendações da DGS para garantir uma desinfeção eficiente;
  • Asseguramos ventilação natural das lojas, não vamos utilizar aparelhos de ar condicionado, para uma maior segurança.

4. Descarga e receção de mercadorias

  • Planeamos todas as descargas e receções de mercadorias. Para isso, pedimos que nos contate, por telefone 236949190 ou por e-mail: ilidio@ilidiodamota.pt, de forma a podermos garantir um serviço rápido e eficaz;
  • Os distribuidores devem usar máscara e desinfetar as mãos;
  • Devem depositar os artigos à entrada do armazém, sem entrar mesmo, deixando a tarefa de os colocar no interior a nosso cargo;
  • Devem assegurar a distância mínima de segurança com os colaboradores;
  • Caso seja feita recolha de produtos, garantimos a desinfeção dos mesmos e colocaremos o produto à entrada do armazém para a respetiva recolha.

5. Atendimento de fornecedores e comerciais

  • Privilegiaremos o atendimento por meios telefónicos e digitais;
  • As reuniões presenciais terão de ser sempre agendadas, por telefone 236 949 190 ou por e-mail ilidio@ilidiodamota.pt;
  • Quando o comercial/fornecedor chegar, deve aguardar na sua viatura, comunicar a presença por telefone e aguardar indicação para entrar na loja e ser atendido;
  • O comercial/fornecedor deve ter todos os cuidados anteriormente já referidos: usar máscara, desinfetar as mãos, respeitar as distâncias de segurança e assegurar a desinfeção dos produtos que apresentar.

6. Serviços suspensos durante a pandemia Covid-19

  • Não será efetuada recolha de colchões, sofás, móveis e outros artigos, para reciclagem;
  • As trocas e devoluções estarão muito condicionadas, pelo que o cliente se deve assegurar que adquire os produtos que realmente deseja e que as dimensões, cores e outros aspetos estão dentro do que pretende.

7. Normas para segurança dos colaboradores da empresa.
Cuidaremos de nós, para cuidar de si!

  • Iremos usar máscara, dentro das lojas, nas viaturas de distribuição, nas residências dos clientes, nos armazéns ou fábricas;
  • Vamos desinfetar ou lavar as mãos com regularidade;
  • Todos os colaboradores terão à disposição equipamento de proteção individual: máscaras FFP2; viseiras; cobre botas; luvas; toucas;
  • Caso tenham sintomas associados à Covid-19, ou suspeitas de ter contraído o mesmo, ou verifiquem que possam ter estado expostos a situações de Covid-19, não devem apresentar-se ao trabalho e deveram contactar a linha de saúde SNS24: 808 24 24 24 e seguir as recomendações indicadas;
  • Devem recolher todos os produtos de proteção descartáveis em embalagem fechada e colocar em recipiente de lixo próprio;
  • Devem ser evitadas saídas e reuniões desnecessárias;
  • As ferramentas não devem ser partilhadas entre colaboradores;
  • Assegurar distância de segurança entre trabalhadores, clientes, fornecedores e distribuidores de 2 metros, evitar cruzamento de pessoas e garantir que não permanecem mais de 5 pessoas por cada 100m2 nas lojas/armazém;
  • Os trabalhadores devem procurar assegurar o cumprimento de todas as normas e determinações da Direção Geral de Saúde, do código de Segurança no Trabalho;
  • Todos os colaboradores, recebem o presente Plano de Contingência, devem respeitá-lo, cumpri-lo, procurar a colaboração de clientes, fornecedores e distribuidores, e fazer as sugestões que tiverem por convenientes para melhoramento do mesmo;
  • Junto deste plano é entregue documento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Autoridade para as Condições de Trabalho, com 19 recomendações para proteger os trabalhadores, e documento do SNS e DGS de 28-4-2020 “Saúde e Trabalho, medidas de prevenção da Covid-19 nas empresas”.

 

Procuramos fazer o melhor com segurança: pela saúde, por si, por todos!

Contamos com a melhor cooperação de cada um!

Obrigado!

 

Vermoil, 04 de Maio de 2020,

A gerência,